RESPOSTA EM DEFESA DA FÉ
No programa Domingo Espetacular do dia 13.11 deste ano foi exibida uma reportagem de cerca de 40 minutos a respeito do "cair no espírito" das igrejas pentecostais. Esta matéria ridicularizava este mover espiritual. Comandada pelo bispo Edir Macedo, Fundador da igreja universal do Reino de Deus, a Rede Record de Televisão promove críticas ferrenhas a vários pastores como Marco Feliciano, Ana Paula Valadão (Ministério Diante do Trono). em setembro, o bispo já havia lançado em seu blog um vídeo que mostrava pastores pentecostais e ao lado outro vídeo em um terreiro Umbanda, e ele lançava a pergunta: Qual a diferença?
Diante da perplexidade deste fato, pastores (envolvidos ou não nesta reportagem) responderam à reportagem em defesa da fé.
No twiitter o tag #vergonharecord ficou no topo dos mais comentados durante toda a segunda-feira.
Veja a manifestação de alguns pastores:
Resposta de pastores à reportagem do Domingo Espetacular.
Silas Malafaia
(setembro)
(novembro)
Marco Feliciano
Diante da perplexidade deste fato, pastores (envolvidos ou não nesta reportagem) responderam à reportagem em defesa da fé.
No twiitter o tag #vergonharecord ficou no topo dos mais comentados durante toda a segunda-feira.
Veja a manifestação de alguns pastores:
Resposta de pastores à reportagem do Domingo Espetacular.
Silas Malafaia
(setembro)
Veja reportagem do domingo espetacular
1ª parte
2ª parte
Record entra na briga de Macedo e ataca igrejas neopentecostais
RICARDO FELTRIN
O programa “Domingo Espetacular”, da Record, entrou ontem na “guerra” declarada por seu proprietário, Edir Macedo, às novas correntes pentecostais. O ataque foi contra as igrejas e congregações que admitem ou pregam o chamado “cair no espírito”.Trata-se de uma prática em que algum lider espiritual ministra na vida dos fiéis, e estes caem pois recebem da unção de Deus. Essa manifestação já fora atacada diretamente por Macedo em um programa da IurdTV em setembro. Na época, o alvo foi a cantora Ana Paula Valadão, do Ministério de Louvor Diante do Trono.
![]() | ||
Edir Macedo durante culto na praia de Botafogo, rio |
A reportagem de ontem do “DE” durou cerca de 40 minutos. A Record infiltrou produtores e repórteres com câmeras escondidas em cultos. Um dos produtores da emissora foi tocado por um pastor “do desmaio” por vários minutos, mas o produtor não desmaiou. (até porque bem sabemos, nós cristão que as coisas não funcionam assim) .O pastor desistiu.
“Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo. O Domingo Espetacular investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas”, disse a locução do “Domingo Espetacular” na abertura da reportagem.
A reportagem revoltou outros líderes religiosos, inclusive aqueles que não acreditam neste mover espiritual “cair no espírito”, como Silas Malafaia. A ira se propagou pela internet. A hashtag #vergonharecord chegou ao ranking de mais postadas (trend topics).
Diferentemente do que o bispo Macedo e a produção do programa afirmam, não são apenas evangélicos que rebem deste tipo de unção. Há padres que têm feito o mesmo em igrejas católicas.
Motivos
A pergunta é: por que Macedo iniciou a briga com outros evangélicos? Uma das hipóteses é que ele teme que essas correntes e linhas tirem ainda mais fiéis da Igreja Universal.
Bandas como Diante do Trono e outras de estilo gospel, que comandam núcleos e congregações, já vinham sendo alvo de Macedo, que as vê como ameaça ao seu “rebanho”. A expansão de mais uma denominação, a do “desmaio no espírito”, pode ter agravado esse temor. Daí o ataque na forma de jornalismo.
Ricardo Feltrin
Nenhum comentário:
Postar um comentário